Esta área atua na prevenção, recuperação e reabilitação de patologias e incapacidade em bebés, crianças e adolescentes com problemas motores que afetam o seu crescimento e desenvolvimento, bem como outras áreas de intervenção (ortopedia e funções respiratória e neurológica). Na Fisioterapia Pediátrica tratam-se também doenças congénitas - que já nascem com o bebé ou adquiridas após o nascimento.
Na fisioterapia em pediatria os tratamentos são feitos de jogos e brincadeiras, deste modo adequados e mais eficientes à recuperação e desenvolvimento infantil. O objetivo é ajudar a criança a ter uma vida saudável e independente, tornando esse processo simples, lúdico e feito de momentos agradáveis. O envolvimento dos pais, familiares e cuidadores da criança é fundamental na reabilitação do pequeno paciente, pois no seu dia-a-dia irá ser necessário o apoio dos mesmos na prática das suas atividades.
O fisioterapeuta pediátrico deve avaliar individualmente cada criança e patologia, para elaborar um tratamento adequado, por forma a obter resultados eficazes, já que são específicas as condições de saúde de recém-nascidos, bebés, crianças e jovens, bem como as práticas a aplicar nas diferentes áreas do desenvolvimento, prevenção e diagnóstico.
Alguns dos problemas que necessitam da intervenção do fisioterapeuta são:
- Paralisia cerebral
- Atrofia muscular
- Patologias respiratórias (bronquite, asma etc.)
- Doenças osteo-articulares e neuromusculares
- Doenças congénitas (torcicolo congénito, luxação congénita da anca, malformações congénitas do pé)
- Atrasos no desenvolvimento
- Recuperação de lesões traumáticas
- Espinha bífida
- Etc.